Sáluah Karam

Minha foto
Goiânia, Goias, Brazil
Uma apaixonada por danças arabes

quinta-feira, 3 de março de 2011

Passos e sequencias



Passos base.

Por que ainda não surgiu um decodificador dos passos de dança do ventre como foi feito no ballet?  E olha que a dança do ventre tem mais historia que o ballet. (ao menos idade tem!!!) Em cada local ou em cada academia as professoras inventam nomes para “aquele” passinho que todo mundo já fez. Sei la por que!
Enquanto esse “milagreiro” não aparece eu como uma mortal normal também faço os meus truques com os passos que conheço.
Depois de tanto chão de sala de aula identifiquei os passos originais, por assim dizer, que faz com que os outros virem variações.
Eu chamo-os de passo base. Para mim existe 7 passos que dão origem a outros que juntos formam varias e/ou inúmeras sequencias.
  1. Básico (com ponta e sem ponta)
  2. Redondos (pequeno, médio e grande)
  3. Batidas laterais (de um de dois e em L)
  4. Oitos (cima, baixo, frente, trás)
  5. Camelos (cima e baixo)
  6. Shimmies (todos os tipos de tremidos)
  7. Twist.
(Tenho um post de vídeos no youtube que mostra cada um, simples, mas é legal este é um deles http://www.youtube.com/watch?v=pyTBGk0CaBc

O problema que vejo é que muitas professoras não dão a devida importância a essa base e por isso a cada dia mais meninas ficam com vícios horrorosos na dança. As profª não os identificam e a leitura musical fica pobre e suja. Por vezes ate a própria profª tem vícios e nem sabe. Pense bem na mestra que vc escolhe como profª. Nem toda beleza que dança sabe ensinar como deve.

Dica: vc já se filmou dançando? Não em uma apresentação, mas quando vc estuda. Faça isso. A autocrítica fica afiadíssima com esse recurso. Peça ajuda a sua mestra ou a uma amiga de confiança, para te ajudar a identificar seus erros. Esteja preparada para ouvir, isso é muito importante. Se tiver um ego enorme não resolverá, por que quem é muito narcisista não vê ninguém ao seu lado como companheiro! E isso é triste, mas existe.
Sáluah Karam

Nenhum comentário:

Postar um comentário