Sáluah Karam

Minha foto
Goiânia, Goias, Brazil
Uma apaixonada por danças arabes

domingo, 6 de novembro de 2011

Clássicas, meu amor e meu ódio.

 As musicas clássicas de dança do ventre são as melhores e piores musicas para se estudar. Pq? simples, nelas nós somos obrigadas a mostrar que temos "tempo" de estudo. Temos que saber a hora da entrada da bailarina, hora de saber trabalhar o veu, hora para solta-lo (se não vira cabide!!!)... hora de ser lenta, lennnnnta e hora de acelerar, saber se tem folclore e que estilo é... trabalho de percussão, que tipo de instrumento esta solando....nossa, são tantas coisas que ficaria horas pra descrever e o melhor é que mesmo tendo a base da musica classica de rotina*, ainda há autores e musicos que escrevem e tocam musicas lindas e fora dessa base!!!
Mas o mais importante de tudo é termos ouvido, um otimo ouvido, pq de tanto escutar a gente acaba por acostumar as mudança de ritmos e melodia, mesmo em uma musica que nunca escutamos.
De acordo com o tempo de estudos percebi alguns detalhes para se saber mesmo antes de começarmos a dançar, chacoalhar o quadril. Saber o q são: melodia, harmonia e ritmo.
Melodia: é a combinação de sons sucessivos.
Harmonia: varios sons emitidos de uma só vez em sintonia.
Ritmo: sucessão regular dos tempos fortes e fracos. (pulsação da musica)
Ai vc me olha com uma cara de "num intidi nadinha"... então vamos ao mundo real. ouçam a mucica dos Beatles: With a little help from my friends. 
Temos melodia a voz do Ringo, como harmonia o som (acordes) da guitarra do John e o ritmo fica por conta da "batera" do Ringo e o baixo do Paul.
ÃH???? é ta bom entendo, não é musica arabe.... mas acaba sendo quase igual. so mudei para dar um exemplo mais facil.
Para mim, a melodia é o que mais seguimos em uma classica, ela é a "alma da musica" embora por vezes somos surpreendias por "frases" percussivas, entremeado a melodia ou outro instrumento "enfeitando" a musica. E ai corremos o risco de anos de trabalho escorregar palco a baixo...
A leitura da bailarina quanto mais detalhista e surpreendente, mais ela mostra sua qualidade tecnica. 
Mesmo assim, o que importa é respeitar o que se houve e traduzir este som em movimento limpos no nosso corpo e assim conseguir traduzir (o sonhado)  sentimento.
Ralamos muito pra isso. Estudar, escutar, ter tempo de aula em conjunto com outras meninas, fazer workshops com outras bailarinas, enfim, quebrar a cabeça para se montar uma sequencia, nem q seja em 1 minuto de musica.  
Mas é igual andar de bicicleta, a gente cai, se rala toda, machuca mas depois queremos ir novamente ladeira a baixo, simplesmente pela emoção de ter os cabelos ao vento!!!


* 2º o livro Direção e preparação artística de Jorge Sabongi, pag. 84; 
"A estrutura da musica clássica árabe de rotina" é:

  1. abertura e apresentação
  2. melodia principal
  3. melodia secundaria
  4. taksim (1) solo
  5. melodia principal
  6. taksim (2) solo
  7. folclore
  8. percussão
  9. grand finale**
** geralmente p grand finale repete a melodia da abertura.
Este link é de uma linda classica. Ouça-a e tente fazer a separação das fases... obs. pode não estar na ordem descrita no livro!

Espero ter dado alguma contribuição para o estudo continuo de todas. Se surgiu duvidas comente comigo!!!

3 comentários:

  1. Ai Sáluah adorei!! Vai postando mais, para gente ir aprendendo!rsrsrsr Bjim amiga

    ResponderExcluir
  2. Ok linda pode deixar..mas pode ir sugerindo outros assuntos, afinal este blog é nosso em prol do que gostamos muito... a dança!!! bjo no core.

    ResponderExcluir
  3. lindo texto amiga!!!! eu tava procurando esta musica mesmooo... amei achar o link aqui... valeu!!!

    bjsss

    ResponderExcluir