... e por que não falar de historia na dança do ventre. Desde sempre imagino que o que nos propomos a fazer devemos antes fazer algumas perguntas sobre nossa atitude.
É legal gostar de dançar, mas por que estou fazendo isso? A onde isso vai me levar? De onde vem essa dança? Se eu dançar vou me parecer com o que? É só balançar o bumbum e pronto? E preciso de aulas pra saber fazer isso?
O pior pensamento que podemos ter é fazer um conceito do que ainda não descobrimos do que se trata o assunto.
Quando comecei a dançar foi por que não tinha nada o que fazer! É foi assim mesmo! Tinha acabado de me divorciar e de sair do emprego que não gostava.... Fui a uma academia pra fazer musculação.... Mas nunca gostei disso, muito esforço não é ate hoje comigo. (isso é errado, eu sei!!) mas logo na entrada da academia vi um cartaz feito na impressora, de maneira até tosca, falando que ali tinha dança do ventre. Pensei: “ótimo!!! Vou fazer esse negocio, mil vezes melhor do que “puxar ferro”.... kkkkk isso foi em 1900 e la vai bolinha de strass.... e hoje por mais que tente sair desse adorável vicio, não consigo!!! E a cada dia sei que devo estudar mais sobre o passado para saber o meu futuro.
No inicio o que sabia era que a dança era feita para deusas e por “deusas” cultuando a fertilidade, tanto da terra quanto das mulheres propriamente dito. Porem com o tempo observei que só isso não me bastava. Comecei a me perguntar de onde vinha à dança, em qual momento se dançava o que, qual era a diferença dos sons que eu ouvia... Pronto, tinha encontrado a ponta do iceberg......
Enfim, há muito o que se saber. Infelizmente a dança do ventre não foi ou é vista como o ballet. Não há uma relação de conhecimento com o que é ensinado em academias. Mas para quem esta no inicio saber sobre ritmos, estilos musicais, estilos de bailarinas, saber quem foram e seus estilos, já esta de bom tamanho. Porem com o tempo e com esse pedacinho de conhecimento você que esta estudando vai querer saber mais.
Infelizmente ate hoje o conhecimento verdadeiro da historia não é acessível pelo simples fato que não houve um “filho de Cristo” para poder escrever o seu cotidiano em detalhes de sua época. Temos que ir lendo e absorvendo o conhecimento existente com cautela. Muitas pessoas sem embasamento teórico e cientifico escrevem o que pensam e não o que realmente aconteceu. Isso é ruim pra gente que ama essa arte. Por que tudo isso? Simples. Hoje quando eu danço com dois bastões sei que não é muito certo porque é uma representação de uma luta masculina e mulher não se adapta ao contexto. Fiquei sabendo disso em um workshop que fiz há algum tempo atrás com um egípcio.
Ta, ok. Você me pergunta: e eu kiko? Simples e claro. Eu penso que mesmo que você dance para satisfação própria, não é legal saber como se dança um Halige? Saber em qual lugar do mundo árabe isso se encaixa? Saber que não foram libanesas ou egípcias que começaram a dançar com o véu como o vemos hoje? E sim as americanas?!
Gente, não tenho a pretensão de falar sobre datas e muitos detalhes sobre a dança do ventre por que sei que não conseguiria. Mesmo com muito, muito tempo de estudo.
O que quero lhes transmitir é que alem de fazer aulas, tenham um tempo para leitura, para ouvir muito, para pesquisar, para pensar se o que esta lendo ou ouvindo faz algum sentido.
A dança é uma arte que requer estudos diários e paulatinamente de cada uma de nós. Procurem livros, mesmo que seja na net, conversar com bailarinas mais “velhas” (de estudo, pelo amor de Deus!!!) sobre suas percepções e conhecimento. Tenho certeza que cada uma irá lhe falar um pouco de historia e cabe a você saber se faz sentido ou não. Lembre-se que a dança é 1% de inspiração e 99% de transpiração.
Porem para ajudar ao sofrimento alheio, fiz algumas pesquisas e deixo aqui o caminho das pedras.
Por incrível que pareça o que está escrito no Wikipédia é legal e com muito embasamento.
Futrica neste aqui que tem muita coisa boa de ler e eu recomendo por saber a procedência e já ter ido ao local: http://www.khanelkhalili.com.br/frame.htm
http://www.centraldancadoventre.com.br/ este tem muita novidade do que esta rolando por ai.
Claro, de minha mestra (que ela nem sabe que é... kkkk) http://www.shangrilahouse.com.br/ e/ou http://www.lulusabongi.com.br/
Livro que eu recomendo: Direção e preparação artística de Jorge e Débora Sabongi. Este aqui eu já li e sei aqui em Goiânia onde tem. Se quiserem pode entrar em contato comigo, nos comentários.
Revista Shimmie. http://www.lojashimmie.com.br/
Muito boa, recomendo... voce vai se surpreender com o que acontece fora de Goiânia!!!!
Este aqui tem muita musica boa. Se você procurar pelo nome mais as letras “rar” você encontrará CDs completos. Ex. “ritmos árabes rar”. Aparecerá títulos de CDs completos. É só baixar e se divertir.
..enfim estude muito fazendo aulas, works, lendo e ouvindo a dança do ventre, como deve ser. deixo o mistico de lado e veja como fica facil estudar. Depois você me diz se estou certa ou não. Não deixe que sua professora lhe coloque uma venda nos olhos e lhes diga a direção a ser tomada. Siga você o seu caminho.
Sáluah Karam





