Sáluah Karam

Minha foto
Goiânia, Goias, Brazil
Uma apaixonada por danças arabes

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010


Use o seu espaço e conquiste pelo olhar.

Deslocamento: imagine: um palco enorrrme e uma bailarina que fica parada dançando quase sem sair do lugar em uma musica grandiosa e empolgante, uma clássica. Tem um senhor que não enxerga bem la na lateral... sera que ele te viu???? Será que se lembrará de você???

Como disse no outro post presença de palco, não é porque o espaço é grande que você tem que usa-lo todo como se fosse um pião andando pra la e pra cá, não é isso. Mas o deslocamento é algo muito importante, faz parte da dança. Toda musica quando bem estudada te da dicas do que ela quer q vc faça. É como se escutássemos o refrão de nossas musicas habituais, ela te diz: “ei moça, hora de andar um pouquinho”.

Existem vários deslocamentos, o mais simples é o caminhar normal, porém com muita graça, estilo e leveza, sempre de ½ ponta alta e com um lindo trabalho de braços. Todo deslocamento é em ½ ponta!!!! Salvo se for um folclore bem raiz.

Voltando aos deslocamentos, existe também o andar duplo ou andada de 2 (parece o passo do cavalinho da quadrilha), andada lateral, com o frente trás (uma das pernas é a base e a outra faz o movimento) com contratempo, com arabesque... Nossa são muitos e vc pode inventar outros tantos!!!! Procure trabalhar sua musica, escute muito, estude-a bastante, escute todos os instrumentos que tocam. Ache o mais importante e trabalhe encima dele. Assim vc logo saberá o que fazer ou qual passo colocar.

E claro, sua profª deve te explicar todos esses movimentos, que como pesquisei, tem diversos nomes para um único passo!!!!!!

Dica: estude musica clássica ela é ótima para todos os outros ritmos, veja muitos vídeos, pesquise outras bailarinas principalmente as mais antigas como Náima Akef, Tahia Carioca, Fifi Abdo entre outras e o coreógrafo (maravilhoso!!!) Hossam Ramsy. Aprimorar-se sempre faz parte da vida de toda bailarina que dança pelo simples prazer da arte que é a dança do ventre.

Sáluah Karam

Sentimento na musica



Sentimento na musica: outro dia li em uma revista especializada (Revista Shimmie, 2ª Edição, pag. 30) sobre técnica e sentimento. O entrevistado Jorge Sabongi disse que muitas bailarinas ficam mais preocupadas com qual será o próximo passo que se esquece de sentir o que a musica lhe transmite. Isso é uma falha e um despreparo da bailarina, no meu entendimento. Porque a técnica vc estuda em casa, na academia... ou seja em aula. O que vc sente quando dança? Sei que é difícil, mas sinta a musica, escute seu coração ao dançar, cada nota da musica ou a musica em si lhe transmite alguma coisa... Põe pra fora este sentimento!!!!! Preocupe-se com o que a musica lhe transmite que o seu corpo responderá colocando a técnica necessária à aqueles movimentos. Lembre-se dança é sentimento. E quanto mais vc se apresenta mais vc ganha confiança em si e tem a calma necessária para fazer ou sentir o que a musica lhe transmite.
Sáluah Karam

Então...


Puxa vida, como o tempo passa rápido!!!!! Parece que foi ontem a festinha!!!!
E como foi maravilhoso, tudo perfeito. Claro que como perfeccionista que sou haverá mudanças no proximo evento.... mas foi muito legal, convidados, bailarinas, doações!!!!!
Agradeço a todos....
Bjos

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

1º evento

Amanha será minha 1ª festinha na academia.... estou super empolgada... as meninas estão fazendo um belo trabalho!!!! Estou nervosa e contente ao mesmo tempo. Será tambem a comemoração de 10 anos de trabalho na dança.
Bom, mas estou contando com Deus (claro) e São Genésio (que descobri vendo novela!!!) que é o santos dos artistas... é vamos ver depois todas as impressões e comentarios do evento!!!!Ai que frio na barriga!!!!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010