
Use o seu espaço e conquiste pelo olhar.
Deslocamento: imagine: um palco enorrrme e uma bailarina que fica parada dançando quase sem sair do lugar em uma musica grandiosa e empolgante, uma clássica. Tem um senhor que não enxerga bem la na lateral... sera que ele te viu???? Será que se lembrará de você???
Como disse no outro post presença de palco, não é porque o espaço é grande que você tem que usa-lo todo como se fosse um pião andando pra la e pra cá, não é isso. Mas o deslocamento é algo muito importante, faz parte da dança. Toda musica quando bem estudada te da dicas do que ela quer q vc faça. É como se escutássemos o refrão de nossas musicas habituais, ela te diz: “ei moça, hora de andar um pouquinho”.
Existem vários deslocamentos, o mais simples é o caminhar normal, porém com muita graça, estilo e leveza, sempre de ½ ponta alta e com um lindo trabalho de braços. Todo deslocamento é em ½ ponta!!!! Salvo se for um folclore bem raiz.
Voltando aos deslocamentos, existe também o andar duplo ou andada de 2 (parece o passo do cavalinho da quadrilha), andada lateral, com o frente trás (uma das pernas é a base e a outra faz o movimento) com contratempo, com arabesque... Nossa são muitos e vc pode inventar outros tantos!!!! Procure trabalhar sua musica, escute muito, estude-a bastante, escute todos os instrumentos que tocam. Ache o mais importante e trabalhe encima dele. Assim vc logo saberá o que fazer ou qual passo colocar.
E claro, sua profª deve te explicar todos esses movimentos, que como pesquisei, tem diversos nomes para um único passo!!!!!!
Dica: estude musica clássica ela é ótima para todos os outros ritmos, veja muitos vídeos, pesquise outras bailarinas principalmente as mais antigas como Náima Akef, Tahia Carioca, Fifi Abdo entre outras e o coreógrafo (maravilhoso!!!) Hossam Ramsy. Aprimorar-se sempre faz parte da vida de toda bailarina que dança pelo simples prazer da arte que é a dança do ventre.
Sáluah Karam





