
Sáluah Karam
terça-feira, 2 de novembro de 2010
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Continuando....

Uma bailarina marcante nunca é esquecida por seu publico.
Presença de palco: este quesito requer um pouco de experiência. Porem isso não significa que em sua primeira apresentação vc não possa tê-la. A presença de palco solicita que vc demonstre calma, simpatia, comunicação com o publico. Um olhar, um sorriso especial para uma pessoa, um chegar mais perto. Demonstrar um domínio do lugar em que está (palco ou chão).
Deve-se tomar muita “calma nessa hora”, é fácil de ver bailarinas sendo caricatas e até vulgares por não saber dominar a “cena”. Se vc tem dificuldade de olhar para uma pessoa, olhe para 3º olho ou a testa da pessoa ou ainda ao horizonte logo acima de sua cabeça, isso fará com que esta pessoa pense: ”Nossa! É para mim que ela olha?!” E nunca fixe seu olhar por muito tempo isso constrange a pessoa, faz ela ate se mexer na cadeira ou sair do lugar em que está. Deslocar, conhecer o espaço em que vc esta dançando é muito importante, nós bailarinas não devemos dançar só para um lado da platéia por que esta mais solícita. Trabalhe todos os lados, sinta o chão em que pisa. A bailarina chama a atenção apenas chegando perto do publico. Mas nem tanto, não é preciso que vc toque em uma pessoa, este tipo de contato só é legal se for entre família. E até para chamar para dançar, demonstre com as mãos de longe, não arraste uma pessoa. Se vc chamar e ela não for, não se irrite ou faça caras e bocas, agradeça e saia. Quando vc insiste acaba por dar medo no publico a sua presença.
Outro detalhe importante é sua postura, costas curvadas e olhar baixo significa que vc não esta a vontade, que esta quase ‘pedindo desculpas’ por estar ali. Nunca mesmo se deixe levar. Levante a cabeça, olhe para o frente, não empine o nariz (isso demonstra arrogância), alongue-se demonstre segurança ao dançar, mesmo que por dentro vc seja um prego
Seja marcante não afaste o publico de vc.
Dica: nunca dance para um homem na platéia... Nem seu namorado! Não é um show apenas para ele, certo? Vc já parou para pensar que se seu namorado estivesse com vc e uma bailarina se aproximasse e dançasse apenas para ele, o que vc faria? Pois é, isso é muito delicado, se vc conhece a pessoa, é um amigo, esta entre amigos, é uma coisa se vc não o conhece e tem uma mulher ao lado, é mais delicado que vc dance para ela, brinque com ela. Não seja vulgar. Demonstre que vc esta ali para dançar para todos e não exclusivamente para o namorado, noivo, esposo dela. Se ela fizer cara feia ou de sem graça, saia imediatamente do local, se não vc apanha!!!!! Kkkkkk
Sáluah Karam
Continuação dos estudos

O véu é como o desvendar de algo que é muito esperado.
Leia a postagem que é somente sobre véus.
Trabalho de véus: O que lhe vem a cabeça quando digo, dança dos 7 véus? É como se a bailarina estivesse se despindo dos véus um a um e revelasse ao final algo que é muito desejado, uma surpresa, uma beleza ainda não vista.
Ao trabalhar o véu tenha em mente que não é preciso muito esforço, alvoroço, malabarismo, desespero para fazer uma bela entrada com este instrumento que deve ser dominado. Tratado com delicadeza e agilidade. Principalmente o “palha de seda” que faz um movimento extremamente delicado e próprio. O véu deve ser estudado sim, porem não é preciso fazer todos os movimentos que vc sabe em apenas uma entrada. Trabalhe, de acordo com a melodia da musica, os movimentos que vc mais gosta.
Um giro, um passar de véus a frente do corpo, jogadas para os lados ou apenas um deslocar com trabalhos delicados de braços (que devem estar em boa altura e alongados), estes movimentos devem “casar”, estar em sintonia com a musica.
Em uma musica clássica ele deve desenhar os toques mais importantes de sua melodia.Escute sua musica e veja que este toques sempre são curtos e marcantes. Será o véu quem se apresenta neste momento, não vc. Vc será ainda revelada por ele, após joga-lo para longe, na hora certa. Lembre-se neste momento vc não precisa mostrar grandes movimentos de quadril, apenas de braços, tronco, pernas, bons deslocamentos. Vc esta se revelando aos poucos com calma, sutileza e sensualidade.
Cabide de véu. Isto acontece com quase todas as bailarinas que estão iniciando e infelizmente, com bailarinas despreparadas, mal orientadas e que não estudam. Isso mesmo!!!! O “cabide de véu” acontece quando a menina deixa o véu em uma das mãos e dança por longo tempo deixando o véu la, parado, sem movimento algum, vc se transforma em um cabide de colocar roupa usada. Não deixe isso ocorrer com vc, se não quer mais trabalhar o véu, se desfaça dele e vá dançar.... Isso demonstra insegurança, inabilidade, nervosismo por parte da bailarina. Mas não quero dizer que vc não possa fazer um trabalho corporal e depois de véu novamente. Coloque-o em um lugar estratégico como no pescoço ou entre os braços (coloque o véu por detrás do corpo, e impulsione para frente. Ele cairá nos seus braços) esta atitude mostrará que vc ainda ira trabalha-lo e que ele se tornou um adorno em seu corpo e que vc o comanda, não ele a vc.
Dica: nunca “jogue” o véu perto de onde vc esta dançando. Corre-se o risco de pisar no véu. De estragá-lo (o palha de seda é caro!), ou pior, de vc cair por que pisou. Saiba onde joga-lo. Ou ainda, entregue para uma pessoa especial que lhe assiste. Isso é muito legal, ajuda a conquistar de seu publico! Só tome cuidado para não entregar a algum desconhecido e este o levar embora!!!!!! Vc está rindo?!??! Isso acontece!!!rsrs
Direcionamento para estudos

Sáluah Karam
